XNEWS 24H

Quando vem a sua família, não siga o exemplo de Ottawa

Quando se trata de planear o orçamento da família para o ano, a maioria de nós sabe que vale a pena poupar durante os bons tempos para que se esteja preparado para o mau.

É engraçado como este conceito básico não ressoou entre os que estão no comando de nosso país, como evidenciado pelo orçamento de Ottawa para 2019.

Como Kevin Carmichael colocou em uma coluna na semana passada, “a preocupação é que muito pouco está sendo feito para se preparar para uma recessão econômica, mas isso parece ser um risco que o governo Trudeau está disposto a assumir, especialmente meses antes de uma eleição.”

Dizem-nos para não nos preocuparmos porque se espera que o nível de renda da nossa nação cresça a um ritmo mais rápido do que a acumulação da nossa dívida. Mas há razões para nos perguntarmos se será esse o caso, especialmente tendo em conta que a economia cresceu a um ritmo insignificante e anualizado de 0,4% no quarto trimestre, muito longe da hipótese de 1,8% de futuro utilizada no orçamento.

As famílias Canadianas podem não ter de se preocupar em ser reeleitas, mas isso não nos impediu de agir da mesma forma ao permitir que o nosso nível de despesas supere o nosso rendimento. Chegou ao ponto em que o total de reembolsos da dívida para os canadenses superou o crescimento do rendimento disponível no último trimestre, de acordo com um recente relatório do Canadá de Estatísticas.

Mais preocupante é que

Mesmo durante os bons tempos, quase um em cada cinco Canadenses endividados indicou que eles podem ter que vender ativos para cumprir suas obrigações financeiras Este ano, de acordo com o levantamento da dívida doméstica de 2019, uma pesquisa Leger de 1.515 Canadenses.

Não admira que as pessoas estejam ansiosas hoje em dia. Um recente relatório da OCDE intitulado “riscos que importam” descobriu que 50,9 por cento dos canadenses entrevistados estão preocupados com as despesas de atendimento como um risco de curto prazo.

Isto não quer dizer que assumir a dívida

É uma coisa ruim, desde que esteja sendo usado para investir e gerar alguma forma de retorno futuro sobre o investimento (ROI). Por exemplo, ter uma hipoteca pode introduzir a prudência fiscal no seu estilo de vida através de poupanças forçadas.

Dito isto, aquilo em que optamos por não gastar dinheiro, também pode gerar uma forma significativa de futura liberdade ROI — Financeira. Se queremos alcançar o bem-estar financeiro e a liberdade que daí advém, temos de nos concentrar na gestão dos nossos balanços domésticos.

Morgan Housel do Collaborative Fund resumiu isso de forma bastante eloquente em um post recente no blog.

“A riqueza, na verdade, é o que você não vê.

São os carros que não foram comprados. Os diamantes não foram comprados. As renovações foram adiadas, as roupas foram esquecidas e o upgrade de primeira classe foi recusado. São bens do banco que ainda não foram convertidos nas coisas que vês”, escreveu ele.

“Um uso chave da riqueza é usá-lo para controlar o seu tempo e fornecer-lhe opções. Os activos financeiros num balanço oferecem isso. Mas eles vêm à custa direta de mostrar às pessoas quanta riqueza você tem com coisas materiais…A capacidade de fazer o que queremos, quando queremos, com quem queremos e porque queremos, tem um ROI infinito.”

A fim de aplicar este tipo de planejamento

Para o seu próprio orçamento para o ano, comece com a sua posição atual do balanço e, em seguida, calcular uma perspectiva futura com base em taxas de gastos e rendimentos antecipados. Nós recomendamos testar o stress estes pressupostos avançados para eventos negativos tais como uma recessão ou pior, a perda de um emprego.

O passo final seria aplicar tudo isso na concepção de seu portfólio de investimentos com o objetivo de determinar não só se você terá o suficiente não só para se aposentar, mas também para manter o estilo de vida a que você está acostumado.

Desta forma você pode garantir que você está realmente no caminho certo, um que vai pagar dividendos em bons e maus momentos — e esse é um orçamento que tenho certeza que todos os canadenses iriam endossar.

Sobre o Portal

Nós aqui do XNews 24Horas buscamos revelar alguns assuntos financeiros que não são muito debatidos, temas que podem de fato fazer a diferença em seu cotidiano.

Cada texto conterá um assunto diferente, a maioria falando sobre finanças, mas também encontrará alguns comentando sobre dicas, para controlar as finanças e até mesmo de investimento.

O nosso grupo ficará satisfeito em saber que esta ajudando em suas finanças, por isso pode deixar seu feedback, falando é claro a sua opinião sobre o assunto.